Projeto de lei encaminhado: "Selo de Empresa Amiga do Aprendiz"

Dia 19 de maio, data que o projeto de lei do Vereador Josias Nascimento (PP) propõe para comemorar o "Dia do Jovem Aprendiz", a Prefeitura Municipal de Osasco concederá a 20 empresas sediadas no município, dos setores da indústria, comércio ou serviços, o selo de Empresa Amiga do Aprendiz, segundo projeto de lei encaminhado também pelo Vereador Josias.
O selo de Empresa Amiga do Aprendiz será oferecido às empresas que se destacarem na aplicação da Lei Federal 10.097/2000 (Lei de Aprendizagem). As empresas homenageadas serão escolhidas por uma comissão formada por representantes: Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão; um representante da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Abastecimento; um representante da Câmara Municipal; um representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; um representante da subdelegacia regional do Ministério do Trabalho; um representante das entidades certificadoras de aprendizes e um representante da Associação Comercial e Empresarial de Osasco.
Os agraciados com o selo de Empresa Amiga do Aprendiz poderão estampá-lo nas dependências de seu(s) estabelecimento(s) ou nas embalagens e material de divulgação de seus produtos e serviços, pelo prazo de dois anos.
O presente Projeto de lei tem a intenção de homenagear as empresas dos setores da indústria, comércio ou serviços, sediadas no Município de Osasco, que se destacarem na aplicação da Lei nº. 10.097/2000 (Lei da Aprendizagem).
Esse projeto de lei justifica-se pelo fato de existir uma grande carência de postos de trabalho que assola a sociedade. Por isso, o mercado de trabalho encontra-se cada vez mais seletivo, exigindo cada vez mais daqueles que nele pretendem ingressar ou se manter. O Estado deve tomar medidas para aumentar a quantidade de postos de trabalho.
Uma das medidas para tal é a lei que regulamenta a contratação de menores aprendizes. Com isso, o Estado procura oferecer oportunidade àqueles que não possuem experiência, porém, necessitam de uma oportunidade de iniciar no mercado de trabalho.
Constatando ainda, a pequena adesão a Lei, estas empresas por utilizarem o potencial destes jovens, os contratando e oferecendo oportunidades de trabalho como aprendizes, merecem esta homenagem do Município.
Segundo dados divulgados durante o Seminário Lei do Aprendiz no Brasil, realizado em São Paulo, somente 7% do potencial de contratação é utilizado pelas empresas brasileiras. A pesquisa mostra que um dos estados com maior potencial de contratação é São Paulo, mas, mesmo assim, não é o Estado que mais contrata. Por isso mesmo, devemos dar um incentivo as empresas que são "Amigas do aprendiz".

Ass. de Comunicação do Gabinete do
Vereador Josias Nascimento (PP)
Tels: (11) 3699-9143 / 9244-9240

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aviso Importante:

Lembre-se sempre de deixar em sua postagem, o registro do seu endereço de email, isto facilitará o envio da minha resposta ao seu comentário.


Observações para Postagem:

O espaço de comentários do blog pode ser moderado; não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. Que caracterizem prática de spam;
7. Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
8. Fora do contexto do blog.

O presente blog:

1. Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores;
2. Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor;
3. Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
4. Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.